Reunião da Royal Astronomical Society: Fine-Tuning em Escalas Cosmológicas e Quânticas

Estamos organizando uma reunião da Royal Astronomical Society em Londres, intitulado “Fine-Tuning em Escalas Cosmológicas e Quânticas”. O evento ocorrerá no dia 11 de novembro de 2016 na Royal Astronomical Society, Burlington House, Londres. Mais detalhes estão disponíveis em: https://www.ras.org.uk/component/gem/?id=421.

Resumo:

A emergência do comportamento clássico a partir de um fundo quântico é crucial para compreendermos a formação de estruturas no nosso universo, e requer sérias investigações. No entanto, a transição de flutuações quânticas para estruturas de larga escala é pouco compreendida. Este problema, assim como os demais problemas de fine-tuning acima mencionados, combinam questões relativas à mecânica quântica em pequenas escalas com questões relacionadas à física gravitacional em grandes escalas, requerendo, portanto, um esforço combinado de ambos os campos de pesquisa.

Nós pretendemos analisar as questões fundamentais envolvidas na aplicação de mecânica quântica à cosmologia e compreender como predicativas quânticas podem levar a um conjunto de parâmetros cosmológicos bem definidos, parâmetros estes altamente sensíveis no contexto do modelo cosmológico padrão. Examinaremos se nossos modelos que descrevem estes parâmetros requer algum grau de ajuste fino (fine-tuning), e como as leis da física de nosso universo dependem destes parâmetros, tornando a formação de estruturas e emergência de vida improvável num contexto cosmológico.

Deixe uma resposta